sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estruturas transitivas predicativas

    Na sequência de uma explicação, um comentário com nova dúvida.

    Em tempo de cerejas, é caso para dizer que as dúvidas são como as primeiras, no momento em que as comemos (as cerejas, não as dúvidas... claro está!)

   Q: Seguindo o exemplo com o verbo "tornar", apresentado como transitivo predicativo, (re)coloca-se-me uma dúvida que o Dicionário Terminológico criou. Neste, "tornar-se" é apresentado como verbo copulativo. A mim parece-me ser transitivo predicativo, sendo o "se" complemento directo...

   R: Tipificar verbos segundo uma classificação sintática levanta, naturalmente, questões que não podem ser tratadas senão em contexto. Aliás, este é um dado tão válido para a abordagem da gramática, em múltiplos domínios, que não pode deixar de ser considerado na criteriação sintática.
    Também no Dicionário Terminológico surge o verbo 'continuar' como copulativo, quando todos sabemos que também pode ser um verbo principal transitivo (direto), bastando comparar a distintividade de i) e de ii):

i) 'continuar' como copulativo
     Ele continua interessado na matéria.
ii) 'continuar' como principal (transitivo)
     Os alunos continuam o estudo da matéria. (cf. > Os alunos continuam-no)

     O caso do verbo 'tornar' é outro exemplo rico em termos de classificação sintática, segundo os contextos da sua realização. Assim, o verbo é copulativo em frases como 'Os amigos tornaram-se inseparáveis', 'O clima tornou-se insuportável' ou 'A situação tornou-se crítica' - verbo de ligação entre sujeito e uma propriedade desse sujeito, tipicamente concordante em termos sintáticos. Nestes casos, os 'se' são casos de pronome inerente.
     O mesmo não sucede com 'tornar X Y':

iii) "A professora tornou o assunto (X) interessante (Y)"
iv) "O Homem tornou a vida terrena (X) insustentável (Y)".

    Estes são dois exemplos de frases nos quais 'tornar' é configurado como um verbo principal transitivo-predicativo: com complemento direto ('o assunto', 'a vida terrena') e predicativo do complemento direto ('interessante', 'insustentável').
   Subjaz a estes casos uma construção transitiva predicativa pautada por causatividade com situação resultativa. Ou seja, à causa é associado um objeto (complemento direto) que não é separável de um resultado encarado como termo predicativo. Nestas situações, o verbo 'tornar' é um verbo principal transitivo predicativo.

     A propósito desta última classificação, recomendo a leitura do artigo "Predicação do complemento directo em português", de Joaquim da Fonseca (consultável na obra Estudos de Sintaxe-Semântica e Pragmática do Português, publicada pela Porto Editora, em 1993).

     

2 comentários:

  1. Colega,

    Agradeço as viagens que nos tem permitido nesta carruagem tão útil, decerto com muitos passageiros. É possível explicar o que entende por um 'se' inerente?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      Deixo a minha resposta para novo apontamento.
      Grato pela atenção.

      Abraço.

      Eliminar