Começa hoje mais uma ação de formação, de âmbito transversal e orientada para o Agrupamento de Escolas de Gondomar nº 1.
Vinte profissionais para partilharem comigo, em cerca de quinze horas e na Escola Secundária com 3º Ciclo de Gondomar, experiências, reflexões, práticas, numa orientação que passa pela abordagem dos seguintes tópicos:
. representação da a(tua)ção docente e padrões de desem-penho;
. modelos de intera-ção e comunicação;
. modelos e formas de ensino com reflexos nas aprendizagens;
. esquemas, estratégias, expedientes (cenários de ação);
. percursos formativos, valores e desenvolvimento profissional docente;
. supervisão pedagógica (dos conceitos às práticas).
A iniciativa, desencadeada pela Escola Secundária de Gondomar e (a)creditada pelo Centro de Formação Júlio Resende, a levar a cabo entre 27 e 29 deste mês, é a primeira a arrancar para um conjunto de formações dedicado a três domínios: o da gestão pedagógica (intermédia); o da supervisão docente e o do recurso das novas tecnologias nos desempenhos docentes.
O pressuposto de base será sempre o de que as pedagogias ativas e não diretivas não anulam, antes promovem, o papel docente, no que este tem de gestor de comunicação, de interação; de planificador; de facultador (mais do que facilitador) de uma imagem de ensino orientada para aprendizagens associadas a múltiplos sucessos. A orientação será sempre a de fazer caminho numa profissão que se assume como desafiante pelo jogo e pelo entrecruzamento de imagens e representações feitas entre os quais prioritariamente se implicam (ou não) no processo de ensino-aprendizagem.
Em período de final do presente ano letivo e de preparação do seguinte, em contexto de correção de exames, em tempos de mudança (constantes) na educação, espero que esta seja uma oportunidade de formação e desenvolvimento profissional, de formação reflexiva apoiada em dinâmicas cooperativas.
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