sábado, 6 de fevereiro de 2021

Que arrepio!

       É o que dá ler o feed de notícias de algumas páginas do mundo virtual.

     Acontece que nem sempre o virtual anda de mãos dadas com a virtude. É o que se verifica no seguinte caso:

Citação de arrepiar (colhido do feed de notícias na página da Microsoft Edge)

       Dá mesmo para arrepiar! Não saber colocar o pronome (clítico) na posição devida dá para ficar com cara, no mínimo, como a da imagem.
        Tipicamente, ele é colocado à esquerda do verbo (cl-V) nas seguintes situações:

i) frases com predicação negativa 
   (ex.: Faz-se > Não se faz / Disse-se > Nunca se disse);

ii) frases em que o sujeito antecede o verbo e é configurado por um sintagma nominal existencial ou com quantificação universal 
    (ex.: Alguém a avisou / Tudo o incomoda / Nenhum colega me ajudou);

iii) frases em que o sujeito antecede o verbo e se configura com palavras como apenas, até, mesmo, , também.
    (ex.: Os colegas ajudaram-no > os colegas o ajudaram / Os amigos criticaram-no > Mesmo os amigos o criticaram);

iv) frases onde compareça uma conjunção a abrir uma subordinada
     (ex.: Os alunos fizeram o trabalho > Os alunos fizeram-no > Quando os alunos o fizeram / O jovem viveu a situação > O jovem viveu-a > Ele disse que a viveu / Fazes o favor? > Faze-lo? > Ela perguntou se o fazes.);

v) frases com uma sequência relativa deslocada (antecipada face ao pronome)
     (ex.: Dirigi-me a quem me apoiou > A quem me dirigi? /  O João disse-te que não havia aulas > Quem te disse que não havia aulas? / Apresentaste-me uma pessoa > A pessoa que me apresentaste; A pessoa a quem me apresentaste);

vi) Frases com uma sequência inicial tomada como foco
     (ex. Sabe-se pouca coisa dele > Dele se sabe pouca coisa / Convenceram-no a desistir por essa razão > Por essa razão o convenceram a desistir).

      Já  me basta corrigir os alunos que cometem o erro (que o cometem, sublinho). Porque o faço é razão que me assiste profissionalmente. Ler publicidade ou feeds noticiosos, como o apresentado, até me arrepia.

     A bem da colocação dos pronomes, tanto na escrita como na oralidade (embora esta última se apresente como mais "libertina" e não menos libertadora - concessões de imediatismos indesejados).

Sem comentários:

Enviar um comentário