Um dia, que é o de hoje, devendo ser igual a todos os outros.
Entre tantos assuntos importantes no mundo e na vida, um outro - a condição da mulher - se marca no presente, essa instância de tempo que, mais do que o agora e o hoje, se deve traduzir pela intemporalidade.
Entre tantos assuntos importantes no mundo e na vida, um outro - a condição da mulher - se marca no presente, essa instância de tempo que, mais do que o agora e o hoje, se deve traduzir pela intemporalidade.
A esse propósito, ficam aqui as palavras de um poeta que, entre muitos temas, versou a mulher na sua plenitude. Por ele ser homem, não deixou de a ver no que tem de humanidade em busca de igualdade, equidade, liberdade, justiça, alma mater dedicada aos seus, independentemente de os ter carregado no ventre ou os ter acolhido no seu seio familiar, sem olhar ao género que lhes coube.
MULHERA mulher não é só casa
mulher-loiça, mulher-cama
ela é também mulher-asa,
mulher-força, mulher-chama
E é preciso dizer
dessa antiga condição
a mulher soube trazer
a cabeça e o coração
Trouxe a fábrica ao seu lar
e ordenado à cozinha
e impôs a trabalhar
a razão que sempre tinha
Trabalho não só de parto
mas também de construção
para um filho crescer farto
para um filho crescer são
A posse vai-se acabar
no tempo da liberdade
o que importa é saber estar
juntos em pé de igualdade
Desde que as coisas se tornem
naquilo que a gente quer
é igual dizer meu homem
ou dizer minha mulher
Pormenor do cartaz alusivo à efeméride (Escola Superior de Saúde - Cruz Vermelha Portuguesa)
Palavras que a poesia e a literatura dedicam à mulher (nesta expressão que a língua dá ao género feminino).
Um feliz dia internacional da MULHER (para hoje e sempre), dando à luz e/ou trazendo luz à HUMANIDADE, para que nunca se veja ou se ouça desigual e/ou sozinha.
Gostei das palavras de Ary. Mas, ao invés do que preconizava, Abril e mais a democracia não mudaram o cenário, só o adoçaram. Hoje estamos de facto melhor. Mas não tão bem. Basta olhar à volta.
ResponderEliminarNão sei de quando é o cartaz, mas não tem gente velha. Talvez seja apenas para dar uma ideia de juventude ao corpo dos trabalhadores em causa. Mas a idade de reforma é aos 65 e muitos meses; e para os médicos, julgo, será ainda mais tarde. Não existirá gente velha nessa escola superior de saúde. Ou sou eu a interpretar errado. Qualquer coisa assim.
É espírito, bea, é o espírito!
EliminarSempre jovem, apesar da idade.
Cumprimentos.