sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Assim não chega!

     Partilharam comigo uma imagem (das muitas que proliferam pelo Facebook), porque, dizem, ela faz lembrar o que ando sempre a referir nas aulas.

    Não vejo a razão para tal associação.
    Não concordo com o conteúdo da figura e tenho de o corrigir:


    Os acrescentos e sinais a vermelho são meus, a bem da verdade e da correção. Desde que haja um encaixe entre o sujeito e o predicado, estes últimos podem ser separados por vírgula - mais do que uma, naturalmente:

   i) As pessoas da rua, em período de férias, caminham lentamente.
   ii) O meu irmão mais velho, o José, vai comprar um carro.
   iii) O parto da minha vizinha, que aconteceu ontem, foi bem sucedido.
   iv) O meu maior sonho, ainda por realizar, é viajar para a Europa.

    Há imagens que até podiam fazer um figurão. Mas, assim, não se vai longe, não.

Sem comentários:

Enviar um comentário