terça-feira, 23 de julho de 2013

Avaliação: sentidos, oportunidades e práticas

     A convite de uma colega e de uma instituição de ensino privado, a avaliação foi motivo e objeto para um encontro de formação profissional.

     Durante duas manhãs, num total de seis horas, o tema para uma formação de professores (de vários grupos disciplinares) vai orientar-se para questões de avaliação. Começando hoje e terminando amanhã, cerca de vinte docentes do Colégio Dom Dinis (Porto) irão trabalhar comigo numa temática focada ora em desempenhos associados à recolha de informações necessárias à tomada de decisões ora numa das dimensões fulcrais do processo educativo (nos seus mais diversos níveis de análise).
      Com o título "Avaliação: sentidos, oportunidades e práticas", tratar-se-á de  refletir sobre o papel da avaliação enquanto fase fundamental do desenvolvimento curricular; exigência social relacionada com desempenhos institucionais, docentes e discentes; construção de pontos de referência; abordagem sistémica e processual; forma de estruturar o ensino-aprendizagem (ao nível mínimo, essencial e de mestria); práticas e testagens focadas na norma / em critérios; domínio reflexivo dominantemente formativo e alternativo, no que às práticas docentes mais exigentes, diversificadas, interativas e atentas à diferenciação diz respeito.
       Nesta formação, parte-se com a perspetivação dos seguintes objetivos:


        Visa-se a abordagem dos seguintes conteúdos:


    E, para começo de trabalho, nada como partir das representações docentes relativamente ao que é entendido por avaliação, num jogo de papéis mais abrangente e situando a reflexão em termos de avaliadores e avaliados - o que permitirá sempre partir de questões como "Quem avalia?", "O que é avaliado?" e "Quem é avaliado?"
    Depois, será bom antever o que se quer ver tratado neste encontro formativo - entre as palavras / expressões que se associa ou se nega, não se deixa de refletir sobre o(s) sentido(s) que a avaliação tem para cada profissional.
  Independentemente dos que aqui forem encontrados, outros haverá, por certo, segundo os níveis de análise associados às organizações educativas; a rede de conceitos dos esquemas, das estratégias e dos expedientes; a lógica das orientações para a ação e a das a(tua)ções propriamente ditas. Destas últimas e da contextualização específica e contingencial que as marca, há espaço suficiente para o que a modalidade de avaliação formativa alternativa admite - globalmente, na conceção do que seja uma avaliação para ou focada na aprendizagem; especificamente, na abordagem avaliativa orientada para dinâmicas e formações não regulares e/ou implicadas na diferenciação.

     Mais do que encarar o tema como domínio problemático ou crítico, é o sentido de instrumento para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e organizacional que se procurará relevar nesta formação, preocupada em dar resposta a um desafio: toma a avaliação como oportunidade de regulação, monitorização do ensino e da aprendizagem em práticas pedagógicas de natureza interativa e a todo o tempo adaptadas ou adaptáveis.
      

2 comentários:

  1. Olá, Vítor.

    Queria agradecer a tua disponibilidade para ministrares a ação e elogiar o teu profissionalismo na sua planificação e consecução.
    Ainda não obtive feedback da parte dos colegas, só aquele que tivemos oportunidade de ouvir no final da formação.
    Espero que tenhas ficado também com uma boa impressão da nossa "micro" escola, direção e colegas. Ah, agora lembrei-me: o colega de Filosofia, o Rui, elogiou intensamente a tua capacidade (e qualidade) comunicativa.
    Fico, então, a aguardar os documentos para os fazer chegar a todos os participantes.
    Desejo-te boas férias e um merecido descanso!

    Beijinho,
    Célia Fonseca

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    1. Olá, Célia.

      Agradeço muito as tuas palavras, mais a simpatia com que todos trabalharam comigo nos dois dias de formação. Tive muito prazer em ter estado convosco, na vossa escola. Foi uma experiência, para mim, muito positiva.
      De resto, e como disse a tua diretora, o tempo mostrará as "sementes" que terei aí deixado.
      Obrigado pela aposta, pelo cuidado, pela atenção e pelos cafezinhos!
      Boas férias para todos vós, com o descanso necessário para que o recomeço seja motivador.
      Beijinho para ti e cumprimentos a todos os teus colegas, inclusive a direção.
      VO

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