segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Certeza escusada (e mais do mesmo)!

     Desta feita, temos uma de catálogo!
Um erro tão desnecessário! 
(com agradecimento à G.V.)   
   É de catálogo, porque está num (Catálogo 20 anos do El Corte Inglês - pág. 44), conforme o apresentou uma amiga, depois da sua leitura de jornal de fim de semana e de ter visto o meu apontamento sobre o 'A PARTIR DE'.
   É por estas e por outras que, quando me dizem 'COM CERTEZA', pergunto logo a seguir "Tudo junto ou separado?" Felizmente, têm respondido acertada-mente na maioria das vezes, mas fico com dúvidas quanto à segurança dos respon-dentes, ai isso tenho! Ficam tão perturbados com a inusitada pergunta que, não sei se por esta se por dificuldade na resposta, mostram alguma incerteza.
    Bastaria pensar que 'SEM CERTEZA' (nunca grafado junto) é o contrário de quem a tem (também com escrita separada).
     Um pontapé na escrita (sem que haja ponta de pé), que dói aos olhos e à mente.

     Depois das aféreses dos nossos dias, não andamos longe das aglutinações históricas que resultaram em 'embora' (< em boa hora), 'vinagre' (<vin acre), 'aguardente' (< água ardente) ou 'fidalgo' (< filho de algo'), só para mencionar algumas das mais conhecidas.

2 comentários:

  1. Pois continua tendo muita razão na sua luta contra o mal escrito. Hoje quase se abandonou o manuscrito; e o computador assinala os erros e sugere o com certeza (devia ajudar). Embora, pelo menos actualmente, o com certeza não seja exactamente o significado oposto de sem certeza; eu diria mesmo que é mais um sinónimo, em meu entender é algo dubitativo e que exprime mais um desejo ou uma probabilidade do que uma certeza. Mas isto é carta que não vem ao baralho.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. O contraste 'com certeza / sem certeza' era apenas uma dica para a escrita correta da expressão. Às vezes resulta.
      Obrigado pela mensagem.
      Cumprimentos.

      Eliminar