sábado, 10 de dezembro de 2011

Questões do outro lado do oceano (VII)

    Regresso a outra questão vinda do outro lado do Atlântico.

    Na sequência de um apontamento anterior e do comentário aí formulado, surge o presente tomado como uma das questões estranhas na análise de língua.

Q: Em "Amemo-nos uns aos outros", qual é a classificação morfossintática de 'uns aos outros'?

R: A construção pronominal 'Amemo-nos' é um exemplo que configura a presença de um pronome pessoal recíproco ('nos'), também designado como clítico, parafraseável e/ou passível da expansão 'uns aos outros'. Neste último caso, está-se perante o que designado como construção de redobro, pelo que 'nos' e 'uns aos outros' assinalam a mesma posição argumental.
    Assim, a expressão - formada por um pronome indefinido e um nome (por conversão) mediados por uma contração da preposição 'a' com o determinante 'os' - apresenta a mesma função sintática de 'nos'. Tomado como argumento de um verbo transitivo directo [ > Alguém AMA alguém], 'nos' marca a presença do complemento direto, o qual surge, portanto, redobrado na frase sob a forma 'uns aos outros'.
    Isto mesmo pode ser concluído na leitura da Gramática da Língua Portuguesa, coordenada pela Professora Mira Mateus (no capítulo da tipologia e distribuição das expressões nominais - págs. 835 e seguintes) e publicada pela editora Caminho, que referencio para um estudo mais aprofundado da questão.

      Um verdadeiro caso complexo de análise, sem dúvida.
     

2 comentários:

  1. Em "Quem estiver ouvindo, por favor, o diretor quer falar", um professor chama a atenção da turma. Qual é a classificação sintática da oração destacada?

    Abraço!

    Pestana

    ResponderEliminar
  2. Responderei à questão com novo apontamento.
    Grato pela atenção.

    ResponderEliminar