quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sentir... sinta-se o que é!

     A sintaxe é domínio gramatical que se constitui como fonte de muitas questões, dúvidas... a esclarecer. Assim o consiga!

Q: Gostaria apenas de esclarecer o seguinte: na frase "Ela sentiu a irmã descontente", o verbo sentir pode classificar-se como transitivo-predicativo? Se assim for, na frase - "O João sentiu-se mal" - em que o "se" se pode considerar inerente ao verbo, por que motivo "mal" não pode ser considerado um predicativo do sujeito? Sentir-se mal, parece-me um estado, tal como sentir-se doente.

     R: Começo por fazer uma abordagem inicial para responder à primeira questão, até porque ela virá a ter implicações com a segunda.
   O verbo 'sentir' caracteriza-se pela propriedade da transitividade, segundo uma lógica traduzível tipicamente numa estrutura argumental do tipo 'Alguém SENTIR Alguma coisa' / 'Alguém SENTIR(-se) De algum modo'. Pela natureza transitiva do núcleo verbal se pauta a complementação selecionada: ora a de complemento direto (Sentir O QUÊ? > Senti-lo /la) ora a de complemento oblíquo (Sentir COMO? > Sentir assim).
    Atendendo à transitividade mencionada, não é compatível a consideração de 'sentir' como verbo de tipo copulativo, ou seja, que seleciona ou liga um predicativo ao sujeito. Por outro lado, em termos de aspeto gramatical, 'sentir' não é um estado (tipicamente não admitindo construção progressiva: '*Ele está a estar / ser mal / doente'), mas sim um evento (admitindo tal construção: 'Ele está a sentir-se mal / doente'). Entra na categoria dos processos associados à percepção física e/ou psicológica.
    A transitividade de 'Sentir', por seu turno, é combinável com uma relação predicativa, à semelhança de verbos transitivos predicativos (como é caso de 'avaliar', 'nomear', 'eleger', 'considerar', 'julgar' e 'achar'): além do argumento que funciona como complemento direto, segue-se uma estrutura com um predicador descritivo-identificacional, apontando para um predicativo do complemento direto. Ou seja, a frase 'Ela sentiu a irmã descontente' apresenta um predicado (sentiu a irmã descontente) constituído por um complemento direto (a irmã > a) mais o predicativo deste último. Tal acontece por, no fundo, 'sentir' acarretar, na frase dada, uma avaliação / apreciação (cf. 'Ela avaliou a irmã como descontente', 'Ela considerou a irmã descontente').

      Sendo possível um predicador na sequência ou continuidade de uma estrutura transitiva (daí os verbos transitivos predicativos), um predicativo do sujeito requer um verbo de ligação ou copulativo (para ligar uma propriedade / característica ao sujeito do enunciado).
    

Sem comentários:

Enviar um comentário