sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Informações úteis com erro na língua

    É sempre positiva a informação antecipada, que ajuda o cliente - particularmente em época consumista como esta.

    Pena que este seja o exemplo da informação necessária na sua pior forma:


    Isto de confundir a terminação de um verbo (não separada da base verbal) com a contração de dois pronomes ('me' e 'os', separados por hífen) está a tornar-se incorreção comum na língua, já tratada de forma sistemática nesta "carruagem". Bem ensino aos meus alunos que, sempre que puderem colocar um 'nós' antes de verbo conjugado na primeira pessoa do plural, não há separação do 'mos' associado à terminação verbal.
     E, já agora, os meses do ano escrevem-se com minúscula, a não ser que estejamos com uma empresa adepta de ortografia associada ao antigo acordo (que, ainda assim, não pactuava com erros como o primeiro).
     Por fim, uma virgulazinha no final da primeira linha, a marcar a presença do vocativo, também não ficava nada, mas mesmo nada mal.

     Espero que a empresa em questão não tenha contratado um aluno meu que possa ter sido responsável por tão infeliz registo escrito. Valha apenas a utilidade da informação.

2 comentários:

  1. Espero que também não tenha sido escrito por nenhum dos meus alunos, porque, depois de tantos sublinhados, de tantas correções, se tal acontecesse, seria uma deceção. Para mim, é claro, e espero que também para eles. Estarei a ser ingénua e demasiado otimista? Contemos que não!
    Beijinho
    M.



    ResponderEliminar