segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Acento saltitante!

         Eu, que nem sou fumador, prestei atenção ao pedido.

       Uma ida ao supermercado foi o bastante! A cortesia do "Por Favor" inicial e do "Obrigado" final chama a atenção, claro! Há, contudo, ali um acento gráfico que me deixou incomodado à entrada e à saída. Vai daí, tirei foto, para memória de um erro que se quer irrepevel (e se fosse no plural, o acento ficava na mesma sílaba, claro está):

Um acento que "saltou" para a sílaba errada - (Foto VO)

       É verdade que as palavras agudas terminadas em 'el' fazem o plural em 'éis' (como em pastel > pastéis, pincel > pincéis). Repito: palavras agudas! Não é o caso das graves. Nestas últimas, é a penúltima sílaba que deve ser graficamente acentuada. Assim, é bom que se leia 'dispovel', no singular, e 'dispoveis', no plural.
        Por norma, as palavras graves não apresentam acento gráfico; mas as que terminam em 'l', para não serem agudas (como habitualmente o são), é na penúltima sílaba (e não na última) que o devem ter.

     Toca a seguir o mesmo exemplo de 'fuveis', 'admissíveis', 'apeteveis', 'viveis', entre outros. (Apetecia-me "queimar" aquele acento com uma "beata").

Sem comentários:

Enviar um comentário