As dúvidas que se repetem são como os conhecimentos que não se ativam, por falta de rotinas.
Houve já um apontamento a propósito de situação análoga:
Q: Podes esclarecer-me uma dúvida?
R: Começo por responder positivamente a todas as questões formuladas.
Aqui vai: em 'O João mora ali com os avós', 'ali' é complemento oblíquo (COb) e 'com os avós' modificador do grupo verbal (MGV), certo? Mas em 'O João mora com os avós', qual a função sintática de 'com os avós'? Não é na mesma MGV?
R: Começo por responder positivamente a todas as questões formuladas.
Ao me referir ao assunto (funções sintáticas de segmentos aparentemente equivalentes) numa questão semelhante, apoiei-me na noção de estrutura argumental. Ora, no caso do verbo 'morar', o que está em causa, em termos lógicos, é 'X Morar em Y', independentemente da realização frásica que se venha a analisar. Neste sentido, 'ali' é a configuração para 'em Y', a desempenhar a função sintática de complemento oblíquo, o mesmo não sucedendo com o segmento 'com os avós'.
O teste do par questão-resposta (com um verbo-processo genérico: 'passar') revela-o:
i) O que se passa com o João e com os avós?
Moram ali. (aceitável)
ii) * O que se passa com o João e ali?
* Mora com os avós. (agramatical)
A realização da frase 'O João mora com os avós' não invalida a estrutura argumental (que não se encontra saturada quanto à seleção típica de argumentos).
Estas são situações que, não obedecendo à regularidade de realizações, devem apenas ser equacionadas ao nível de aprofundamento do estudo da língua.
Sem comentários:
Enviar um comentário