domingo, 27 de janeiro de 2013

Um Mundo Sem Fim

      Título para nova série, homónima do livro do escritor inglês Ken Follett, na tradução para o Português europeu.
   
     O romance de ficção histórica, publicado em 2007, é a progressão sequencial de Os Pilares da Terra (1989),  narrativamente situado 200 anos depois, ainda na cidade de Kingsbridge e com as personagens descendentes da primeira obra.


    É o início do século XIV que aparece  representado, no período em que o rei inglês Edward II é assassinado, numa assumida oposição da rainha ao seu reinado. Abandonada que fora pelo monarca e refugiada no seu país natal (França), ela acaba por regressar ao solo inglês na companhia do amante Lord Mortimer e do filho herdeiro, este último um mero espectador inicial da situação. Chega, contudo, o momento em que este assume a sua autoridade e manda matar o companheiro da mãe, depois de saber o que ambos fizeram com o pai.
      A ambiência histórica vai ser recuperada não só por toda esta trama palaciana mas também pela construção de uma ponte em Kingsbridge (numa substituição do que foi construir uma catedral no romance anterior). O enredo incide, agora, no percurso de quatro personagens (Caris, Gwenda e os irmãos Merthin e Ralph), numa articulação constante entre os jogos de força e de poder, mais as crenças e os costumes que caracterizam a mentalidade de uma época, a medieval, prestes a viver o flagelo da Peste Negra. 


      Entre o obscurantismo e as conspirações promovidos pelos que se agarram ao poder (nomeadamente o Priorado local) e a clarividência dos que lutam pela justiça e pela afirmação da prosperidade na vida individual e/ou social (Caris, Gwenda e Merthin), ficam os ingredientes que o director da série (Michael Caton-Jones) retira da obra de Follett para nova série televisiva protagonizada, entre outros, por Charlotte Riley (Caris), Tom Weston-Jones (Merthin), Rupert Evans (Prior Godwyn) e Oliver Jackson-Cohen (Ralph).

      Depois de Os Pilares da Terra, já mencionado neste espaço e também fruto de uma adaptação de Ridley Scott a partir da obra do mesmo autor, esta é mais uma oportunidade de acompanhar a ficção situada num período histórico de relevo: o da Guerra dos Cem Anos e o do aparecimento da Peste Negra.

2 comentários:

  1. Pois lá estou eu, desta vez, a fazer a coleçãozinha, uma vez que faltei às sessões televisivas!
    E para já estou a gostar... principalmente daquelas personagens maquiavélicas em que o Ken Follet é ”especialista” (parece-me)!
    É também um excelente modo de intervalar a correção de testes ou trabalhos. E logo agora que há tanto para fazer!

    Boas ficções e um beijinho!

    IA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda ao clube.
      Ele é os maus e os bons da fita, numa história feita de muita História (que tem já em si um toque de ficção).
      Beijinho.

      Eliminar