sábado, 30 de março de 2013

Entre o conserto e a fixação de um olhar

    Não são apenas as palavras lusas que admitem múltiplos significados (por vezes tão distintos quanto opostos). As britânicas também.

     Em inglês, "to fix" serve para significar verbos como "consertar", "fixar", "descobrir acertadamente", "estabelecer", "estabilizar", "curar" ou, ainda, "focar", "focalizar".
      "Fix You" é título para uma canção dos Coldpay (do álbum X&Y, de 2005) que consta ter sido escrita por todos os membros da banda inglesa. Há uma versatilidade musical na composição, audível no recurso a instrumentos como órgão de igreja e piano, guitarra, baixo, bateria, numa progressão e intensidade que abandonam o registo de um falsete íntimo (propício à privacidade de um conselho) para entrar no do clamor (forte como um hino e projetado em coro) para o mundo.


         FIX YOU

When you try your best, but you don't succeed
When you get what you want, but not what you need
When you feel so tired, but you can't sleep
Stuck in reverse

And the tears come streaming down your face
When you lose something you can't replace
When you love someone, but it goes to waste
Could it be worse?

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you

And high up above or down below
When you're too in love to let it go
But if you never try you'll never know
Just what you're worth

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you

Tears stream down on your face
When you lose something you cannot replace
Tears stream down on your face
And I...

Tears stream down on your face
I promise you I will learn from my mistakes
Tears stream down on your face
And I...


    A história de "Fix You" é disputada para vários contextos: canção de encorajamento para os mais necessitados; canção-homenagem às vítimas do atentado de Londres (de 7 de julho de 2005); canção de amor e incentivo à superação da tristeza. 

     Canção-balada com a força de um verdadeiro sentimento, tão necessário ao(s) equilíbrio(s) perdido(s) e desejado(s).
       

4 comentários:

  1. Num jogo associativo, se me perguntassem “Coldplay?”, eu responderia, certamente, “Fix you!”.
    Esta é, sem dúvida, a minha canção preferida (mesmo antes de “Paradise” que eu acho um verdadeiro hino)! E é-o pelas razões que tu tão bem apontas. Acresce uma outra: tem tudo a ver comigo, com a minha maneira de estar na vida (minha e dos outros)!

    “Regressar a casa” para se auto consertar é a “panaceia”, aconselhada. E esta casa somos nós, no mais fundo de nós, mesmo junto ao osso (para mim, metáfora da base da nossa personalidade)!
    E, claro, se uma boa parte do percurso é solitária, não descuremos o facto de que esse conserto só é possível com o outro, seja humano ou divino, porque “nenhum homem é uma ilha” (John Donne). E a canção revela também esse facto: “I will try to fix you”. Mesmo que se tenha a noção de que o fracasso é possível, porque se anuncia a tentativa, não a certeza…

    É… esta canção ficará para a História, porque ela é a história de todos os corações humanos. E é-o logo no nascimento, porque composta por todos os elementos da banda!
    Eles “consertam-me”, sem dúvida!
    E, claro, nada disto tem a ver com o facto de Chris Martin ser um rapaz muito bem-apessoado! :-)

    Boa escolha (também) para a época que se celebra!
    beijinho
    IA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coldplay não é só 'fix you', por certo. Ainda estou para ver aquela de que não gosto. Acompanha-me, todavia, nos últimos tempos para todo o lado.
      Estou com ela!
      Deixo o Chris Martin para ti (só não sei se a Gwyneth Paltrow deixa!).
      Fui mais egoísta do que propriamente pensar na Páscoa, mas assim seja, desde que esta seja (como etimologicamente o é)o salto para novos tempos, sem os desencantos de hoje. Só cantos!
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Se a Gwyneth Paltrow deixa ou não me preocupa muito, pois o "Chrisezinho" é-me completamente inacessível!

    Nem que esta carruagem me levasse fisicamente até ele, acho que o homem que me (en)canta em falsete me não daria atenção que pudesse deixar a Gwyneth "incomodada"!

    Mas hoje preciso da viagem na voz e, por isso, vim até aqui para apreciar a paisagem musical!
    Estou cheiinha de fórum com itens mal formulados e possíveis reajustes!...
    Livra! Irra! Preciso de conserto/concerto!

    E afinal, como tu dizes e bem, Páscoa, sendo salto, etimologicamente passagem, nada como aqui vir passar o tempo (um bocadinho só!), passar por paisagens diversas, procurando horizontes diferentes daqueles que me encheram o dia!

    E vou "consertar-me" mais uma vez, fixando o olhar e o ouvido no Chris e companhia!

    beijinho
    IA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força!
      Pudesse a música "fix me", mas hoje a coisa está preta e a inutilidade desta formação está a pôr-me pior. Vê la´se lês os textinhos da tarefa dois, que alguém depois vai fazer-te perguntas para ver se passas.
      O que vale amanhã é quinta e depois já é sexta! Thanks God!
      Até amanhã.
      Beijinho.

      Eliminar